quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MARINA SABE!!! - Por Gabriel Novis Neves


MARINA SABE!!!
Gabriel Novis Neves


Introdução:
Quando a Amiga Eliana enviou o texto do professor Gabriel, eu soube que tinha em mãos uma pérola de um decano da Educação Brasileira. Com zelo e carinho, transcrevi as palavras em meu blog, com o reconhecimento a quem tanto fez pelos alunos da UFMT. Gabriel Novis Neves é professor-doutor, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT.


Consciência e compromisso são Sabedoria!


A ele e a Lili, meus agradecimentos!






Eis o texto:
MARINA SABE!!!
Gabriel Novis Neves


"Quando a Marina Silva esteve em Cuiabá e fez uma palestra na antiga Universidade da Selva - hoje Universidade Federal de Mato Grosso - escrevi o artigo “Marina sabe?”


Hoje, assistindo ao vivo pela televisão o pronunciamento da Marina como candidata à Presidência do Brasil, eu tive a minha indagação plenamente respondida: Marina sabe! – só sabe, não! Ela simplesmente sabe demais! Fiquei até um pouco envergonhado sobre o artigo que escrevi naquela época.
O seu discurso de aproximadamente cinquenta minutos, foi totalmente diferente dos discursos burocráticos dos políticos profissionais e técnicos soberbos. A menina do Acre falou com o coração para o coração dos brasileiros. Foi de uma humildade! Aliás, uma das suas características. Disse que teria durante a palestra a postura de uma professora de ensino médio. Nada ensaiado. Apresentou-se aos brasileiros como eles são. Microfone na mão direita, roteiro na tribuna, falou a maior parte de improviso, exatamente para a população brasileira conhecê-la. Andou o tempo todo no palco do auditório alugado, colocando e tirando os óculos, muitas vezes com a mão esquerda na cintura. Parecia a minha professorinha da Escola Modelo Barão de Melgaço.


Essa postura despojada da Marina faz o encantamento de muitos brasileiros.


Acredito no poder de comunicação da televisão e no bem que a sua candidatura representa para o Brasil. De imediato nos salvou de uma eleição plebiscitária entre os oitos anos do sociólogo e os oito do metalúrgico. Teríamos um resultado falso positivo para o futuro do país. Marina reconheceu os méritos do professor com o Plano Real e do operário com a distribuição de rendas. Mas lembrou que muito deixou de ser feito. A meta mais importante do seu governo será continuar o que deu certo, e criar oportunidades a todos os brasileiros.


Hoje toda criança pode chegar à escola, porem essa presença não cria oportunidades. O que proporciona oportunidade é a escola de qualidade, que valoriza o professor com programas de educação continuada, condições de trabalho e bons salários. Essa escola nós ainda não temos e continuamos, portanto, negando oportunidades aos jovens brasileiros.


A história de vida da Marina é uma história da vitória da oportunidade. Oportunidade para estudar e oportunidade para viver. Salvou-se do analfabetismo aos dezesseis anos e depois de morrer vítima das doenças tropicais. Uma ex-seringueira negra e pobre teve oportunidade numa escolinha de qualidade no Acre. Um rapaz classe média de São Paulo estudou na excelente USP, encontrando oportunidade de ficar rico com ética, é o seu vice.


Que diferença produz na vida das pessoas uma escola de qualidade! A elite econômica não reconhece que a prioridade deste país chama-se oportunidade para todos. Acusam os pobres injustamente de não trabalharem, pois eles, os ricos, trabalham muito e ganham muito dinheiro, o que é pelo menos uma injustiça para aqueles cuja oportunidade foi negada.


Marina defendeu o meio ambiente e denunciou um ato de traição que está sendo discutido no Congresso Nacional pelo rolo compressor do governo, para absolver aqueles que destruíram as nossas florestas, mataram os nossos peixes e condenaram a morte, muitos dos nossos rios. É um perdão que os financiadores de campanhas políticas não merecem, mas os futuros beneficiados dizem que o momento da anistia é este. Marina é uma candidata diferente pela sua espontânea sinceridade geradora da credibilidade, que tanta falta faz aos outros. É a candidata da floresta, que caminha olhando para trás para não cometer o erro do passado e construindo o futuro seguro para nossa gente.


Daí o encantamento que produz nos jovens, velhos, pobres, ricos, intelectuais, profissionais liberais, professores, religiosos, ateus, empresários, favelados, excluídos sociais, negros, brancos, índios, e com certeza chegará ao centro das decisões eleitorais, que é o coração do eleitor. Falta pouco para Marina chegar ao segundo turno. Basta somar mais uns pontinhos que o cidadão consciente já está concedendo. Em eleições costuma vencer a emoção.


E emoção Marina tem para abastecer o mercado interno e externo. Marina sabe e muito! A história da sua vida é o seu Plano de Governo".


_____________________________________
*Gabriel Novis Neves é médico obstetra, professor-fundador, primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
_____________________________________


Texto enviado por Eliana Crivellari, do Movimento Marina Silva -
Conheça, participe e divulgue -  http://www.minhamarina.org.br/blog/
Conheça, divulgue e crie a Sua Página - http://www.movmarina.com.br/

_____________________________________
Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL

6 comentários:

  1. Marise,
    Linda a sua página!
    Encantei-me com tudo aqui.
    Belíssimo!
    Dá para sentir uma paz imensa
    vendo e lendo todas as maravilhas
    que você postou.
    Obrigada por adicionar o texto que lhe enviei
    Bjs,
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Querida Lili!
    Grata pela sensibilidade e palavras que promovem a continuidade e o compromisso!
    Aqui, sempre à disposição!
    Abraços a ti e ao Dr. Gabriel!
    Marise

    ResponderExcluir
  3. Nossa... como é bom entrar em contato com pessoas que acreditam, pessoas apaixonadas pelo que fazem. Porque é nisso que eu acredito que devemos nos apoiar pra seguri em frente sempre... Belo texto. Estou conhecendo o blog agora, e pretendo acompanhar e divulgar daqui pra frente!
    Parabéns Marise
    Grande abraço
    Débora San Martin Rolim Ribeiro
    Estudante de Psicologia-UNIFRA/Santa Maria/RS

    ResponderExcluir
  4. Querida Débora! E não é maravilhoso entusiasmar-se por uma causa importante assim!!! Que prazer que estás co'a gente!
    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  5. Marise,
    Que bela introdução você fez!
    Mais do que justo o reconhecimento ao trabalho
    Dr. Gabriel Novis Neves,pela luta incansável
    do professor-reitor na busca de melhorar
    a qualidade de vida de seu Estado, Mato Grosso.
    Brilhou você mais uma vez, amiga querida.
    Parabéns,
    Obrigada por mim e por Dr. Gabriel,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  6. Ficamos todos felizes! O "Índio Véio" (como é chamado o Dr. Gabriel pelos jornalistas) merece estes créditos e muito mais, não é mesmo!!!
    Linda trajetória, a dele!
    Abraços aos dois!
    Marise

    ResponderExcluir